Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Instituições bancárias estendem prazo de pagamento da antecipação do 13º salário

Por: Lilian Guimarães - 29/07/2016 - 09:51

Governo foi fundamental na negociação junto as instituições bancárias. Paralelo ao anúncio, foi confirmado o pagamento de 60% dos salários dos servidores efetivos referentes à folha do mês de julho


As instituições bancárias confirmaram nesta quinta-feira, 28, ao Governo do Amapá, que a primeira parcela do 13º salário, antecipada por servidores estaduais, foram renegociadas com êxito. A intermediação foi feita pelo próprio governador Waldez Góes com os representantes bancários e os membros da Frente dos Servidores do Estado, que reúne 34 sindicatos.

A negociação foi realizada por conta do agravamento da crise financeira que impediu o adiantamento da metade do 13º salário em julho, como tradicionalmente era feito.

O Bradesco, apesar de ter apenas 15 operações de antecipação, aceitou o pedido do Governo e já negociou com os servidores. A Caixa Econômica Federal sinalizou positivamente para a postergação da dívida, e adiantou que boa parte dos 252 correntistas que aderiram a operação de antecipação, já renegociaram. Informou ainda que os demais servidores tem até a segunda-feira, 1º, de agosto, para procurar as agências e efetuar o procedimento de repactuação dos contratos.

A maior fatia de servidores (6.890 pessoas) recebe pelo Banco do Brasil, que vai atender ao pedido do Governo, prorrogando para o dia 20 de novembro o vencimento dos empréstimos que tiveram como garantia a primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais.

 “Agradecemos todas as instituições bancárias pela disponibilidade em negociar, e ajudar o Governo e os servidores neste momento delicado que a economia brasileira vive”, destacou o governador Waldez Góes.

O Amapá tem 33 mil funcionários e um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), junto às instituições financeiras, apontou que 22% dos servidores públicos (7.152) realizaram a operação de crédito de antecipação do 13º salário.

Pagamento dos salários

Após a negociação com as instituições bancárias, o governador Waldez Góes, aproveitou a presença dos representantes do sindicatos e confirmou o pagamento de 60% dos salários dos servidores efetivos referentes à folha do mês de julho para esta sexta-feira, 29, durante o expediente bancário. O restante dos vencimentos, 40%, será efetuado no próximo dia 10.

“Julho teve a pior arrecadação de 2016. O que abalou ainda mais as finanças do Estado. Estamos confiantes que a partir de setembro esse cenário mude e apresente uma melhora. Mas nos mantemos firmes estudando medidas que possam diminuir o impacto da crise, e claro, mantendo o diálogo contínuo e de forma transparente, apresentando mensalmente a real situação financeira do Executivo”, ponderou o governador.


INFORMATIVOS