Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Governo concede equiparação em gratificação dos servidores da saúde

Por: Anne Santos - 18/05/2015 - 17:40

Na segunda rodada de negociações com o Sindicato de Enfermagem e Trabalhadores de Saúde do Amapá (Sindsaúde) pela Agenda do Servidor, houve avanço para a categoria. Na tarde desta segunda-feira, 18, representantes do sindicato e governo reuniram-se para tratar sobre as demandas da última reunião, principalmente sobre o reajuste da Gratificação de Assistência à Saúde (GAS).

O Governo do Estado avaliou a proposta da categoria de equiparar o valor da GAS de todo o Estado com os municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitoria do Jari. Um estudo de impactos financeiros foi apresentado aos trabalhadores que concordaram com a proposta do governo de nivelar a gratificação. "Estamos atendendo ao pedido da categoria para equiparação e concedendo o direito a toda a classe. O sindicato concordou com a decisão, mas com algumas ressalvas em relação a três municípios que não foram contemplados, pois já recebem o valor", explicou o secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite.

O sindicato analisou a proposta e pediu para que os municípios Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitoria do Jari que já recebem o valor tenham o direito a uma gratificação pelo difícil acesso ao local de trabalho. A contra proposta dos servidores vai ser avaliada. "Vamos avaliar esse pedido e verificar a viabilidade financeira e jurídica para conceder essa gratificação aos municípios", disse o secretário.

Caso o sindicato aceite a nova proposta do governo, a expectativa é de que ainda em junho o valor da GAS reajustado seja incluído na folha. Além da equiparação, o GEA também contemplou na Agenda do Servidor a criação de uma comissão que vai ser formatada através de decreto governamental, para estudar em conjunto com o governo o plano de cargos e salários, o que valoriza ainda mais o profissional da saúde.

O presidente do Sindsaúde, Ismael Cardoso Rodrigues, avaliou o segundo encontro como um avanço para a categoria. "Estamos avançando no diálogo e o governo está ouvindo as nossas demandas. Lançamos nossa contraproposta e acreditamos que na próxima reunião teremos uma resposta positiva", afirmou.

As negociações com o Sindsaúde continuam. O diálogo com a categoria será permanente. Outras reivindicações serão discutidas no próximo encontro que ficou marcado para o dia 8 de junho. Na data também vai ser apresentada a proposta do governo com as novas observações dos profissionais.

Também participaram da reunião as secretarias de Estado do Planejamento (Seplan); Administração (Sead), Escola de Administração Pública (EAP) e Amapá Previdência (Amprev).

 


INFORMATIVOS