Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Servidores da fiscalização agropecuária apresentam demandas na Agenda do Servidor

Por: Carlene Marques - 14/05/2015 - 07:38

A Agenda do Servidor reuniu nesta quarta-feira,13, gestores do Estado e representantes do Sindicato da Fiscalização Agropecuária do Estado do Amapá (Sinfa/Ap) para discutir as demandas da categoria.
Os servidores da fiscalização agropecuária cobram cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado; pagamento de progressão funcional; pagamento retroativo de adicional noturno, além da atualização do valor da diária de técnicos e de cargos comissionados que, segundo os servidores, está desatualizado.
Eles pedem também a criação da gratificação de fiscalização agropecuária; alterações na Lei 1.300/2009, para que os servidores passem a ter direito à gratificação de titulação e ao percentual de 2,84% acrescidos ao vencimento, a título de revisão geral anual da remuneração obrigatória, conforme as leis estaduais nº 817 e 822/04.
Segundo o presidente da Sinfa, Rommuel Carvalho de Brito, a agenda trouxe esperança e certeza da preocupação do governo do Estado com o bem-estar do servidor público: "Nunca tivemos oportunidade de debater nossas necessidades, nem sentamos em uma mesa de negociação. Esta é a primeira vez e vejo a iniciativa como positiva. A partir dela, podemos construir uma relação de confiança", afirmou.
O governo explicou que a mesa de negociação será permanente e que discutirá assuntos de interesse dos servidores. "Nos últimos anos, observamos que os servidores procuravam o governo apenas para cobrar a data-base. Nós queremos mudar essa realidade fazendo com que entendam que são importantes e que não conseguiremos avançar se não cuidarmos deles com atenção", explicou Goreth Sousa, secretária de Administração.
De acordo com o sindicato, as funções desempenhadas por seus membros garantem a saúde da população. "Tudo que vai para a mesa do amapaense passa por nosso serviço, por isso temos responsabilidade ao fiscalizar a procedência do alimento. É importante que sejamos respeitados no exercício de nossas atividades e não tratados com descaso pelo poder público", desabafou Fábio Cardoso, fiscal Agropecuário.
O diretor do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Lutiano Costa, receberá uma comissão de fiscais para discutir a implantação de um sistema de comunicação para divulgar as informações coletadas durante as pesquisas.
As propostas estão sendo analisadas pela comissão de gestores do Governo do Estado do Amapá, que também realiza estudos de viabilidade de atendimento a curto, médio e longo prazo.
Participaram também da reunião o representante da Amapá Previdência, Edinaldo Nascimento; o secretário de Estado do Planejamento, Antônio Pinheiro Teles; as  representantes da Secretaria de Governadoria, Telma Miranda;  e da  Escola de Administração Pública, Marilene Neri.


INFORMATIVOS