Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Equipe de governo reúne-se com servidores da Saúde e inicia negociações

Por: Polliana Tavares - 13/05/2015 - 11:54

A Agenda do Servidor reuniu nesta terça-feira, 12, gestores do Estado e representantes do Sindicato de Enfermagem e Trabalhadores de Saúde do Amapá (Sidsaúde). Na pauta, as questões referentes a equiparação salarial e reajuste da Gratificação de Assistência à Saúde (GAS) foram os aspectos mais debatidos.

A categoria apresentou suas propostas a gestores das Secretarias de Estado de Administração; Planejamento; Saúde; Fazenda; Governadoria, Procuradoria Geral; Centro de Gestão da Tecnologia da Informação e Escola da Administração Pública.

Sobre a gratificação, o Sindsaúde sugeriu a equiparação da GAS com as dos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jarí e Vitória do Jarí. Atualmente, servidores nesses três municípios recebem a gratificação de R$920. A classe reivindicou receber esse mesmo montante e mais um acréscimo de 10% em cima do valor.

De acordo o presidente do Sindsaúde, Ismael Cardoso, os diálogos pautados durante a reunião serão repassados à assembleia para que juntos deliberem a iniciativa da classe. "As discussões com o governo ainda continuam, pois nossa proposta foi uma das medidas que podem em um curto prazo amenizar parte de nossas reivindicações", esclareceu o presidente do Sindsaúde.

Na ocasião, o os gestores ouviram as demandas apresentadas pelos servidores e apresentaram o cenário econômico do Estado. A conversa será retomada no dia 18. Até lá, o governo fará simulações de índices de reajuste e uma avaliação de receita e despesas, para na próxima oportunidade apresentar o resultado para a categoria.

A secretária de Estado de Administração, Goreth Sousa, afirmou que essa primeira reunião foi focada em ouvir a classe e fazer um estudo detalhado sobre a proposta que foi apresentada. "A categoria fez uma proposta em relação a essa gratificação específica. O governo vai fazer os estudos de impacto por toda esta semana para na segunda-feira devolvermos ao sindicato uma resposta sobre o que a administração pode atender em cima do que eles propuseram", explicou.

Goreth reiterou que o diálogo com a classe não será encerrado, visto que a importância de massificar o entendimento com os trabalhadores é a proposta que Agenda Servidor manterá no decorrer do ano. "A cultura que nós queremos estabelecer é a de que no decorrer de todo este ano continuemos discutindo com as categorias, para que as questões possam ser cuidadas, ajustadas e as distorções possam ser corrigidas junto com os próprios servidores e seus representantes", explicou a secretária. 

Outras pautas

Além da principal proposta do Sindsaúde, a categoria também reivindica o reajuste salarial de 36%, reajuste da interiorização, efetuação do pagamento da GAS aos servidores do SAMU, incorporação salarial base da vantagem pessoal dos servidores do ex-Ipesap, auxílio de Equipamento de Proteção Individual, revisão do Plano de Cargos e Salários, plano de saúde, entre outras demandas.


INFORMATIVOS